Como montar uma cozinha industrial ? 8 Passos para começar !

Está precisando saber como montar uma cozinha industrial do zero? Eu sei que esse é um tipo de negócio que gera interesse em muita gente, mas ao mesmo tempo o que não faltam são dúvidas e inseguranças de por onde seguir.

O intuito desse texto é justamente trazer para você o máximo de informações possível. De forma clara, simples e direta eu quero te apresentar tudo que você precisa saber para abrir o seu negócio por aí da melhor maneira possível.

Só não se engane: De nada adianta ter acesso a tanto conteúdo de qualidade se você não tiver a disposição, real, de fazer a diferença! É preciso querer colocar em prática tudo isso o quanto antes, dar o seu melhor e trabalhar duro.

Saber como montar uma cozinha industrial é só o primeiro passo que você precisa dar para começar a mudança de vida que queria, só que depois disso os resultados só vão surgir se você fazer valer.

Por isso o meu convite é que você não deixe mais que o medo, a insegurança ou até mesmo a preguiça te impeça de ter a vida que você merece. Vem comigo!

Planejamento é a base de tudo!
Antes de começar com os oito pontos para quem quer abrir uma cozinha industrial, eu preciso te lembrar o quanto o planejamento é importante para que o seu projeto dê certo.

Tem muita gente que acha que isso é besteira e o ideal é sair por aí agindo mesmo, fazer acontecer por instinto, sabe? Só que isso não está certo! Pela empolgação, ansiedade ou qualquer outro sentimento do tipo, a gente pode cometer uma série de erros.

Se planejar é entender onde quer chegar, o que tem disponível em mãos para investir e traçar um caminho para chegar lá, aproveitando o máximo o que se tem. É como ter uma visão geral de algo antes mesmo de acontecer.

Isso vai permitir que você evite alguns erros bobos e prejuízos, ao mesmo tempo em que pode fazer você acertar em cheio em algumas situações.

O pouco de tempo que você gasta para fazer o seu planejamento, vai te ajudar a dar muitos outros passos na frente e elevar o nível do seu negócio.

Busque profissionalização para o seu negócio!
como montar uma cozinha industrial

Essa é uma dica muito importante! Se você veio até aqui querendo saber como montar uma cozinha industrial, é porque quer ganhar dinheiro com isso, quer fazer um negócio, quer empreender, não é?

Pois então! Eu trouxe oito pontos que são super importantes e que você precisa analisar no período da construção da sua cozinha, só que para profissionalizar mesmo você precisa ir mais além.

O mercado está cada vez mais concorrido e a melhor forma de se destacar dos outros é se tornando um grande especialista, estudando, investindo em você. É por isso que eu acho válido você conhecer o curso: Como montar uma Cozinha Comercial.

Ele vai te mostrar questões mais profundas e específicas, que vão desde o tipo de serviço que você vai oferecer, como cada um funciona, até a lista de equipamentos e procedimentos importantes.

Clique aqui para conhecer o curso de Como montar uma Cozinha Industrial e invista no seu bem mais precioso: você mesmo!

Como montar uma cozinha industrial: 8 pontos que você precisa conhecer
Chegou a hora! Vou te apresentar aqui embaixo, oito tópicos de coisas que você vai precisar pensar, analisar e decidir durante a construção da sua cozinha industrial. Pode até parecer muita coisa, mas você vai ver que dá para resolver tudo com tranquilidade.

Se você quer mesmo embarcar nesse tipo de negócio, é importante que você dê o seu melhor, que você esteja pronto para entrar com tudo e fazer acontecer – DE VERDADE!

Por isso que considerar cada um desses pontos é importante. Mesmo aquilo que você considere fácil demais, ou simples, se for utilizado na prática, junto com todos os outros, pode fazer uma diferença extraordinária.

Você quer ou não quer ganhar dinheiro com uma cozinha industrial? Então faça valer à pena! Eu estou aqui para te ajudar, mas as coisas só vão acontecer se você quiser. A pergunta é: Você quer?

Não importa se você é um pequeno empreendedor ou um grande, se quiser e pagar o preço isso aqui pode dar muito certo!

Vamos aos oito pontos para montar uma cozinha industrial:
montar uma cozinha industrial

montar uma cozinha industrial

#1 – Conheça as normas da Vigilância Sanitária da sua região
Essa talvez seja a questão mais importante da lista toda de como montar uma cozinha industrial. Se você não tiver essa preocupação, todos os outros esforços terão sido em vão.

Toda cidade tem a Vigilância Sanitária para regulamentar uma série de empreendimentos. O objetivo é que se siga uma série de exigências e normas para manter questões de segurança e higiene.

Por se tratar de um empreendimento voltado para alimentação, os cuidados são ainda maiores e mais rígidos e você, que é o dono de tudo, precisa estar ciente de todos os pontos que vai ter que seguir.

Acredite: A questão aqui não é só ganhar uma licença e poder trabalhar dentro da lei, é de fazer o melhor e dar excelência aos seus clientes – independente do tipo de serviço que você vá montar.

Então vá até à Prefeitura e analise o que você vai precisar fazer para entrar dentro das normas exigidas pelos órgãos. Isso precisa ser feito antes de começar a montar qualquer tipo de estrutura.

#2 – Você precisa de um projetista!
Depois de conhecer quais são as normas, de ter um espaço para montar sua cozinha e saber a produção que você terá por dia, é hora de começar a pensar no projeto! Você vai precisar de um layout, que é um desenho do lugar e de como vai funcionar.

Para isso, sua melhor opção é contratar um profissional capacitado para criar o projeto: pode ser um arquiteto, um engenheiro ou até um técnico da área. O importante é que seja um bom profissional e que esteja disposto a atender suas necessidades.

O projeto não funciona, nessa situação, necessariamente para deixar o lugar bonito, mas para fazer com que os ambientes sejam melhor aproveitados, que o processo produtivo seja organizado e que a cozinha seja eficiente.

#3 – Questões estruturais importantes
Provavelmente você vai perceber várias questões estruturais específicas na lista da Vigilância, mas eu acho que vale à pena te dar uma visão antecipada disso para você ir se preparando para todos os processos.

Observe:

Utilização de aço: O ideal é que os equipamentos, instalações, acessórios e utensílios seja de Aço Cromo-Níquel Inoxidável Austenítico AISI 304, por ser antioxidante.
Piso antiderrapante: Para evitar acidentes e facilitar a limpeza;
Sinalizador para pisos molhados;
Local de armazenagem de material de limpeza precisa ser longo dos alimentos;
Lâmpadas com proteção de globos: isso vai evitar que caia qualquer resíduo nos alimentos caso quebre.
Paredes: Precisam ser impermeáveis, lisas e claras;
Forro e teto: Também precisam ser impermeáveis, de cor clara e lisos;
Janelas e Portas: Elas precisam ter a superfície lisa, cores claras e com proteção para pragas (como é o caso dos protetores de rodapé e as redes de inseto).
#4 – Ventilação e iluminação
A ventilação e a iluminação também são importantíssimas em como montar uma cozinha industrial. Independente se a iluminação é artificial ou natural, o ambiente precisa ser bem iluminado para auxiliar no bom procedimento no trabalho.

Além de interferir na eficiência do trabalho, a iluminação vai evitar que existam acidentes e também doenças visuais. Você precisa ter cuidado para que a iluminação não comprometa (de forma alguma) a higiene da cozinha.

Em relação à ventilação, a preocupação maior é prevenir o acúmulo de calor, poeira, condensação de vapor e também para retirar o ar viciado. Isso vai permitir que a sua cozinha esteja livre de qualquer substância que possa intoxicar o ambiente.

#5 – Equipamentos
Para você definir, de fato, quais são os equipamentos para uma cozinha industrial, você precisa já saber o tipo de alimento que vai preparar, a capacidade de produção que quer ter… Tudo isso!

De qualquer forma, minha intenção aqui é te dar uma visão e mostrar como montar uma cozinha industrial do zero, por isso separei alguns dos equipamentos que provavelmente você vai precisar:

Freezer;
Geladeira;
Câmara fria;
Balcão refrigerado;
Estantes de inox;
Coifa;
Fogão a gás;
Forno convencional e de convecção;
Salamandra;
Fritadeira;
Estações de trabalho – o que inclui mesas e bancadas com a cuba de inox;;
Alarmes para incêndio e extintores.
#6 – Organização de processo produtivo
como abrir uma cozinha industrial
como abrir uma cozinha industrial

Isso aqui é muito importante na minha lista de como montar uma cozinha industrial porque vai além da estrutura em si. A organização e a forma como você vai trabalhar, contam demais para o sucesso do seu projeto.

Por isso o seu processo produtivo precisa ser pensado com antecedência para que haja produtividade e para que você evite o cruzamento de alimentos e a proliferação de bactérias.

A ordem mais comum para esse processo é de:

Recebimento dos ingredientes;
Corte e pesagem;
Cozimento, temperos ou fritura;
Análise de qualidade;
Embalagem;
Expedição.
#7 – Equipe
Montar uma equipe de sucesso vai além de ter profissionais experientes e qualificados para o serviço. É saber, por exemplo, como motivar uma equipe para que ela vista a camisa do seu negócio e dê o seu melhor na construção do seu sonho.

A base do seu negócio, a força, o alicerce, são as pessoas que vão trabalhar com você. Então dê uma atenção especial para elas. Não seja um chefe chato, seja um líder, as impulsione, acredite nelas, faça com que cresçam junto com você e verá a diferença que isso causará.

#8 – Investimento
O investimento para montar uma cozinha industrial pode ser de R$45.000 a mais de R$150.000. É difícil te dar uma estimativa exata porque tudo vai variar de acordo com o projeto de cada um.

O que é certo é que você terá que fazer um certo investimento financeiro, então vá se preparando para isso, ok?

Só que além de investir seu dinheiro, você vai precisar investir em profissionalização, em seu trabalho e no seu tempo. Tudo isso junto é que vai fazer com que as coisas comecem a dar resultado.

Comece a montar sua cozinha!
Gostou das minhas dicas? Eu espero que elas sejam utilizadas na prática e que te ajudem a concretizar o seu sonho.

Agora que você já sabe como montar uma cozinha industrial, só depende de você.

Boa sorte!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário

Copyright © Fazer Grana Online | Dicas para ganhar dinheiro extra, real, bitcoin, dolar. FAZERGRANAONLINE.COM