Investimento na poupança Vale a Pena?

Considerado o investimento mais tradicional do mercado, a poupança tem inúmeros adeptos pelo país. Por sua segurança e praticidade, costuma ser a porta de entrada para o mundo dos investimentos e é ideal para quem está começando a guardar dinheiro.
Saiba tudo sobre o investimento na poupança e descubra se vale a pena para você:

Como começar um investimento na poupança?
Antes de abrir uma poupança, é importante fazer um mapeamento dos seus gastos e descobrir quanto você realmente ganha, quanto gasta e onde estão suas principais despesas. Nesta etapa, conte com a ajuda do GuiaBolso para ter uma visão geral das suas finanças: basta inserir os dados do internet banking e a ferramenta lista todas as movimentações feitas na conta corrente e no cartão de crédito. Resultado: você identifica potenciais de economia e onde é possível cortar gastos. Depois de saber em que pé suas finanças estão, é hora de criar metas para cada uma das despesas. Uma das formas mais práticas de fazer isso é usar a regra dos 50-15-35. De acordo com o modelo, 50% da sua renda mensal devem ser reservados para gastos essenciais; 15% para as prioridades financeiras; e 35% para manter seu estilo de vida. A partir daí, inclua uma poupança mensal entre os seus gastos mensais, separando 15% da sua renda mensal para este fim.

Como criar uma poupança?
Um dos grandes diferenciais do investimento na poupança é a simplicidade. É possível criar uma conta poupança no próprio banco em que você tem conta corrente ou em uma instituição diferente. Em geral, os bancos não exigem investimento mínimo para a aplicação financeira. Os documentos pedidos costumam ser cópia e original de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Antes de ir até à instituição financeira, no entanto, é importante confirmar o que é exigido para abrir uma poupança em cada uma.

Caixa

Banco do Brasil

Itaú

Bradesco

Quanto um investimento na poupança rende?
O rendimento da poupança é calculado de duas formas. Para depósitos efetuados até a data de 3 de maio de 2012, a remuneração é calculada levando em consideração a Taxa Referencial (TR) + 0,5% ao mês. Caso o depósito tenha sido feito a partir de 4 de maio de 2012, a regra muda. Quando a Taxa Selic for superior a 8,5% ao ano, o cálculo será TR + 0,5%. Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento é calculado com TR + 70% da Selic. Independentemente do banco que você é cliente, a rentabilidade é a mesma.

Quais são os riscos?
A poupança é considerada um dos investimentos mais seguros do mercado. O principal risco deste tipo de aplicação é a falência do banco em que o usuário tem a poupança. Caso isto aconteça, o Fundo Garantidor de Crédito devolve ao investidor o valor de até R$ 250 mil. Caso a quantia na conta ultrapasse este valor, haverá perdas. A única exceção é a Caixa, que garante a devolução de 100% do valor investido na poupança em caso de falência.

Quais são as taxas?
A poupança não exige o pagamento de nenhuma taxa ou tarifa por parte do investidor. O dinheiro pode ser aplicado ou resgatado a qualquer momento, sem nenhum custo. É importante ter em mente, no entanto, que caso o usuário ultrapasse o limite de dois saques mensais ele já pode ser tarifado a partir do terceiro saque.
Existem outras opções com rentabilidade melhor?

O investimento na poupança é seguro, mas existem outras opções que também são de baixo risco, mas com rentabilidade melhor. Entre elas estão o Tesouro Direto e CDB.  No caso do Tesouro, é possível começar a investir com apenas R$ 30. Além de ter uma rentabilidade mais competitiva do que a poupança, esta opção permite ainda que o usuário diversifique seus investimentos. O CDB é tão seguro quanto a poupança. A rentabilidade, apesar de melhor do que a da caderneta, varia bastante. Vale mais a pena optar por esta modalidade quando se tem uma quantia maior para investir. Outro ponto de atenção é que quando o resgate é feito antes de 30 dias cobra-se IOF do usuário.

Investimento na poupança pode ser uma boa opção para quem está começando a poupar. Reflita e veja se esta é a melhor alternativa para você.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário

Copyright © Fazer Grana Online | Dicas para ganhar dinheiro extra, real, bitcoin, dolar. FAZERGRANAONLINE.COM